Seja bem-vindo. Hoje é
"ALEA JACTA EST" (A SORTE ESTÁ LANÇADA) - JÚLIO CESAR

7 de set. de 2010

ANÍBAL, O PESADELO DE ROMA

Mestre da estratégia militar, o general de Cartago matou 100 mil soldados e um terço dos senadores romanos.

Um exército pequeno e esfarrapado chega às portas de Roma. Para chegar ali, esse grupo saiu da Espanha e andou 1.500 quilômetros, incluindo os Alpes. Mesmo assim, os romanos estavam assustados. Eles sabiam que aquele exército não era como outro qualquer. São os homens de Aníbal, um dos grandes gênios militares de sua época, que durante a segunda guerra contra Roma (218 a.C. a 202 a.C.) foi capaz de matar 100 mil soldados inimigos e um terço do senado da cidade.
Aníbal nasceu em Cartago, no norte da África, e foi o integrante mais famoso da família que desafiou o poder de Roma por mais de um século. Era filho de Amílcar, comandante da primeira guerra entra as cidades (de 264 a.C. a 241 a.C.). No segundo conflito, conseguiu vencer 11 das 22 principais batalhas. Em nenhum outro momento os cartagineses estiveram tão perto de vencer. Só que, no fim, foi a briga de Aníbal contra Roma que provocou a derrota final e a destruição de Cartago.

Homens x Elefantes

Aníbal foi um bom estrategista político. Quando estava na Itália, conseguiu convencer aliados de Roma a mudar de lado. No campo militar, era inteligente e ousado. Sabia a posição de suas tropas de acordo com o terreno e tinha uma capacidade impressionante de conquistar a lealdade de seus homens. Ele contava ainda com aliados de peso: elefantes de 5 toneladas, capazes de correr a até 45 km/h. Eram tanques de guerra, que invadiam o exército rival e provocaram pânico nos inimigos.
Aníbal chegou às portas de Roma, onde os moradores estavam assustados. Mas desistiu de entrar. A resposta romana foi implacável. Depois que seus irmãos e sua mulher morreram quando Roma invadiu Cartago, Aníbal voltou para a sua cidade, onde foi vencido na batalha de Zamma, 202 a.C. Derrotado, virou um fugitivo para o resto da vida, até se suicidar 19 anos depois, antes que tropas romanas invadissem sua casa.

Aníbal

Nenhum comentário:

Postar um comentário